quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O amor - identidade do verdadeiro cristão


"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" - I Co 13: 4-7

O amor é a identidade do verdadeiro cristão. Isso porque o próprio Deus é amor. Ele nos amou, e nos deu, juntamente com a salvação, o dom de amar. Muito além do amor romântico, de um sentimento, o verdadeiro amor ultrapassa essas barreiras e é parte da personalidade do cristão.

Como está escrito no Manual Bíblico de Halley, "o amor é a arma mais eficaz da igreja. O amor é a essência da natureza de Deus. O amor é a perfeição do caráter humano. O amor é a força mais poderosa e determinante do universo inteiro. Sem o amor, nenhum dos vários dons do Espírito teria proveito".

Talvez você tenha achado estranho o trecho que escolhi para começar o texto. Afinal, não é esse o famoso texto lido em casamentos, em declarações românticas, em pregações para casais e sobre vida sentimental em geral? Mas o fato é que se realmente somos cristãos e buscamos nos tornar mais parecidos com Cristo, devemos olhar para esse trecho com um novo olhar.

A Igreja de Corinto, para quem essa carta que o apóstolo Paulo escreveu foi destinada, passava por um problema sério, que era a falta de amor. Esse belo trecho que conhecemos era na verdade um alerta, para a igreja aprender mais sobre o amor.

Li um livro recentemente que sugeria que colocássemos o nosso nome onde se encontra a palavra amor, nos versículos que citei de I Coríntios 13. Aparentemente uma coisa fácil, isso demonstrou ser uma tarefa bem difícil.

"O amor é paciente" O quanto eu tenho sido paciente? Será que consigo esperar pelas respostas de Deus? Será que consigo ser paciente com as outras pessoas?

"O amor é bondoso" Será que sou uma pessoa bondosa? Não apenas trato as pessoas bem por obrigação, mas porque realmente quero fazer isso? O quanto eu sou generosa?

"Não inveja" Quantas vezes já invejei na vida? Quantas vezes já quis ter o que os outros tinham no lugar deles? Será que já trapaceei para alcançar o que queria?

"Não se vangloria" Será que conto vantagem sobre as coisas que faço? Me esqueço de que Deus me deu certas habilidades e me vanglorio como se fosse eu simplesmente que conquistei as coisas por causa dessas habilidades?

"Não se orgulha" Posso eu reconhecer que não sou nada por eu mesma? Que apenas Deus pode me manter não apenas feliz, mas viva nessa terra?

"Não maltrata" Quantas vezes maltratei as pessoas? Será que me esqueci do amor e parti para a agressão - seja ela física ou moral - por qualquer motivo?

"Não procura seus interesses" Posso eu abrir mão de meus próprios interesses em favor de outras pessoas? Mesmo que eu não as conheça?

"Não se ira facilmente" Interessante que aqui não está escrito "não se ira", mas sim "não se ira facilmente". Todos temos momentos de ira, o que, em si, não é pecado. Mas como está meu nível de tolerância? Será que estou me irando por qualquer motivo?

"Não guarda rancor" Qual é a minha facilidade para perdoar? Será que fico meses remoendo uma ofensa ou posso lembrar delas sem sentir qualquer tipo de raiva da pessoa que me ofendeu?

"O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade" A questão aqui não está em simplesmente ficar com raiva das injustiças do mundo, mas também em se alegrar com a verdade. Eu tenho essa capacidade? Posso me alegrar com a verdade ainda que ela possa ser desconfortável para mim?

"Tudo sofre" O quanto estou disposta a sofrer por Cristo? O quanto estou disposta a sofrer por outras pessoas, pelo evangelho?

"Tudo crê" Posso confiar em Deus? Nas pessoas? Posso acreditar que as coisas vão acontecer da maneira certa ainda que eu não veja no momento?

"Tudo espera" Será que perdi minhas esperanças? Posso esperar por aquilo que desejo independentemente do que aconteça?

"Tudo suporta" Qual meu nível de tolerância a dor? Será que o mundo já me machucou tanto que não consigo suportar mais nada? Ou será que posso encontrar o verdadeiro amor e suportar o que for preciso?

Pode parecer rígido até demais ter boas respostas para todas as perguntas acima, mas foi o próprio Jesus quem disse "Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês", conforme está escrito em Mateus 5:48.

Eu não sou perfeita, estou muito longe até do meu próprio ideal de perfeição, o que dizer então do ideal de Deus, mas não vou desistir de buscar a perfeição, não vou desistir de buscar cumprir a vontade Deus e tampouco vou deixar de buscar amar o mundo como o próprio Pai me amou. Sendo você cristão ou não, convido você a fazer o mesmo. E se não conhece o amor de Jesus experimente, garanto que é infinitamente melhor que o amor de seu noivo (e olha que eu amo muito o Gi e posso dizer isso hein?).

God bless you all

5 comentários:

  1. Oii, adorei seu blog...
    achei um lugar que vc pode fazer site do casamento, eu fiz do meu e amei! ps. e é grátis. rsrs
    www.brindeaosnoivos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo florzinha!
    Vou aproveitar o ensejo tão puro e apaixonado pra te pedir desculpas pelas minhas correrias e a ausência no seu blog tá?
    Não fica brava comigo não, adoro muito cada uma de vocês e queria dar muita atenção, mas Deus sabe como eu corro, hehehehe.
    Me perdoa tá Dani?

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. oi, q bom q vc gostou do meu blog... ando um pouco sem tempo de atualizar... mas adoro.. rsrs
    qnto ao Espaço Norma Brandão... lá é lindo... me apaixonei de cara pelo lugar e nao quis saber de outro...
    e os donos são maravilhosos...
    bjocas

    ResponderExcluir
  4. Oi... amei o blog...!
    Legal encontrar mais um casal nerd e cristao por ai... [combinação nao ta facil de se ver, ne...rsrs]
    Eu AINDA nao vou casar [em breve]..mas ja que um dia vamos, ne [tem q fazer facul.. emprego.. e tal, primeiro]hehehe... ja dei pra pesquisar.. aushaaushuahs...
    Bom... nerds in love e o teu blog ja estão entre minha principais fontes..rs..
    Td de bom, Deus te abençoe e to torcendo pelo casório!!:D
    btw, qndo vai ser?

    fica com Deus!
    bjos!
    Aline

    ResponderExcluir
  5. Haha! ameeeeei o blog! Tô segundo de cara!
    segue o meu lá!
    http://casamentodapamedobin.blogspot.com.br/

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...